Você está no mundo apenas para ser provado


? ? ? Reorganização do sistema financeiro mundial ? ? ?

08-09-2009 03:31

07/09/09 - 10h31 - Atualizado em 07/09/09 - 10h58

Lula e Sarkozy assistem ao desfile de 7 de Setembro em Brasília

Lula chegou em carro aberto com a primeira-dama Marisa Letícia.
Presidentes acenaram para populares na Esplanada dos Ministérios.

Do G1, em Brasília

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia na chegada à Esplanada dos Ministérios para o desfile de 7 de Setembro (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil )

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Os presidentes Nicolas Sarkozy, da França, e Luiz Inácio Lula da Silva durante o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

 

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, participa na manhã desta segunda (7), em Brasília, como convidado de honra do desfile militar de celebração da independência do Brasil. Tropas francesas vão fazer uma demonstração especial.

 

Sarkozy chegou ao Brasil neste domingo (6) e jantou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo da segunda visita do presidente da França ao país é assinar acordos estratégicos entre os dois países e acompanhar a concretização de compromissos de transferência de tecnologia militar.

Na área de defesa, a finalidade é assinar contratos para a fabricação no Brasil de quatro submarinos convencionais e 50 helicópteros de transporte. Os dois presidentes também querem finalizar parte do acordo para a construção de um submarino nuclear.

Às 12h, Sarkozy se reunirá novamente com o presidente Lula para negociações. Em seguida ministros dos dois governos, entre os quais o das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e o chanceler da França, Bernard Kouchner, vão se juntar aos presidentes para finalizar as negociações e a assinatura dos acordos.

De acordo com o Itamaraty, eles também farão um balanço dos compromissos de cooperação bilateral assinados no final de 2008, quando Sarkozy fez a primeira visita oficial ao Brasil.

Após a reunião, às 15h10, Sarkozy discute com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o projeto de construção, em Brasília, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O VLT será construído em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento. Sarkozy embarca de volta para a França às 16h30.

Acordos

O presidente francês esteve no Brasil em dezembro de 2008, quando assinou acordos de transferência de tecnologia na área de Defesa. Desde a assinatura, várias negociações se sucederam. Ficou para um novo encontro o acerto de detalhes práticos.

A ponte entre o Brasil e a Guiana Francesa também foi um assunto discutido durante a última visita de Sarkozy. A construção terá cerca de 400 km e vai da cidade brasileira de Oiapoque a São Jorge do Oiapoque, no território francês. O governo quer desenvolver a economia da região.

Outro tema que deverá entrar na pauta de discussões entre Lula e Sarkozy é o apoio da França, que já foi declarado várias vezes em cerimônias públicas, à entrada do Brasil no conselho de segurança da ONU. Segundo o Itamaraty, os dois governantes também devem debater sobre economia global, já que nos dias 24 e 25 de setembro acontece a reunião do G20 financeiro, em Pittsburgh, cujo tema será a reorganização do sistema financeiro mundial.

—————

Voltar