Você está no mundo apenas para ser provado


Canadá detecta caso com sintomas semelhantes ao Ébola

26-03-2014 03:37

Canadá detecta caso com sintomas semelhantes ao Ébola

 
Uma pessoa que apresenta sintomas de febre hemorrágica, semelhantes aos provocados pelo vírus Ébola, foi hospitalizada no Canadá pouco depois de ter regressado da África Ocidental, informaram os serviços de saúde canadenses.
 
O paciente regressou recentemente dos países onde se registram casos de Ébola, como a Libéria, disse Denise Werker, diretora adjunta dos Serviços de Saúde da província de Saskatchewan (no Oeste do Canadá).
 
“Tudo o que sabemos a essa altura é que temos uma pessoa extremamente doente e que se deslocou a um desses países onde a doença foi detectada”,  explicou a diretora em entrevista divulgada pela televisão. Denise Werker referiu-se aos casos de morte por febre hemorrágica na África.

 
Hoje, os serviços de saúde da Libéria indicaram a existência de seis casos suspeitos de Ébola, que provocaram a morte de cinco pessoas. Mais 87 casos foram detectados na Guiné Conacri.
 
A diretora canadense informou que o paciente internado está "em situação de isolamento" e as pessoas com quem convive estão de quarentena e já foram submetidas a análises.
 
A pessoa internada desenvolveu sintomas depois de ter chegado ao Canadá, o que significa que não ocorreu o perigo de contágio no avião em que viajou, pois o período de incubação não provoca o risco de epidemia. Ela destacou que os riscos de contágio ocorrem pelo sangue e pelas secreções corporais.
 
Sem ter garantido que se trata do vírus Ébola, pois espera ainda o resultado das análises, Denise lembrou que os sintomas são idênticos: febre forte e boca com sangue.
 

*Com informações da Agência Lusa e Notícias ao Minuto

 

—————

Voltar