Você está no mundo apenas para ser provado


Bramido Do Mar E Das Ondas

18-03-2011 13:37


“Haverá sinais... sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do
bramido do mar e das ondas” (Lucas 21:25).
As palavras de Jesus no tocante ao “bramido” dos mares é evidentemente, expressão
indicativa de que ao final dos tempos os mares transbordariam os seus limites.

Terremoto do Japão é o 4º mais forte já registrado

Agência americana eleva para 9 graus magnitude de tremor que atingiu o país na sexta-feira

 

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) elevou de 8,9 para 9 graus a magnitude do terremoto que atingiu o Japão na sexta-feira.

Com isso, o tremor passa de sétimo para quarto na lista dos mais fortes registrados em todo o mundo desde 1900. Segundo o USGS, é comum que a magnitude de um terremoto seja reavaliada após a análise de novos dados.

Segundo informações do Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o mais forte terremoto da história ocorreu em 22 de maio de 1960, em Valdívia (Chile), com magnitude 9,5.

Este tremor matou 2 mil pessoas e provocou um maremoto com ondas de até 10 metros. As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Oceano Pacífico.

O segundo maior terremoto já registrado ocorreu no Alasca (EUA), em 27 de março 1964: um abalo de magnitude 9,2 fez 15 vítimas fatais e gerou um tsunami que matou outras 128 pessoas. Seu epicentro foi na região de Prince William Sound, no sul do Alasca.

A ilha de Sumatra, na Indonésia, registrou em 26 de dezembro de 2004 um terremoto de magnitude 9,1, causando um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países da região. O tremor ocorreu a 30 quilômetros de profundidade no Oceano Índico.

Também de magnitude 9,0, assim como o tremor do Japão, três grandes terremotos abalaram a região de Arica, fronteira entre Peru e Chile, em 13 de agosto de 1868. Diversas cidades foram afetadas pelas ondas causadas pelo tremor, que vitimou cerca de 25 mil pessoas.

Em 4 de novembro de 1952, um abalo de magnitude 9,0 na península de Kamchatka, extremo oeste da Rússia, gerou ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos financeiros de até US$ 1 milhão, mas nenhuma vítima fatal.

 

—————

Voltar